SERMÃO 1
Texto: Hb 12:1-3.
Tema: Não Desanime, a Corrida Ainda Não Chegou ao Fim.
Introdução: A vida cristã pode ser comparada com uma corrida. O escritor aos Hebreus compara a mesma com uma maratona. Mas, é de suma importância lembrar que nessa corrida não estamos competindo uns com os outros, mas contra os nossos três grandes inimigos, a saber, a carne, o mundo e o diabo. Assim, como em uma competição olímpica o atleta tem que seguir algumas regras, de igual modo na "corrida cristã" existem normas a serem seguidas.
Olhando para o texto de Hebreus capítulo 12:1-3 vejamos quais são essas normas para sermos bem sucedidos nesta "maratona cristã".
1 - Precisamos correr sem qualquer peso - (v.1) Para a corrida ter sucesso, precisamos abrir mão de tudo aquilo que possa atrapalhar os nossos passos na direção do alvo almejado.
2 - Precisamos correr com perseverança - (v.1) - Isso quer dizer que na corrida não devemos desistir diante das lutas, continuar sempre, mesmo que sejam grandes e muitos problemas a serem encarados
3 - Precisamos correr com fé - (v.2) Muitos infelizmente têm desistido e ficado pelo caminho. Deixaram de acreditar, de ter fé. Perderam a motivação para continuar. Muitos estão frios e apagados e por isso a corrida já não tem tanto sentido. A fé é que nos levar a acreditar e mudar o nosso foco.
4- Precisamos correr com sabedoria- sabedoria é a arte de saber decidir e escolher. Se na corrida decidirmos pelo mal, os resultados no final da corrida poderão não serem tão satisfatórios. Salomão decidiu escolher bem quando perguntado sobre o que ele queria receber da parte de Deus. Ele quis sabedoria.
5- Precisamos correr estrategicamente- Se na corrida não bolarmos estratégias baseadas no percurso em que estamos, poderemos nos cansar e sermos surpreendidos pelos adversários do percurso.
6- Precisamos correr com coragem e ousadia- os medrosos e covardes ficarão em meio ao percurso. Pois muitas adversidades hão de surgir.
7- Precisamos correr com visão- sem visão a corrida será fracassada. Lembremos dos espias que foram olhar a terra prometida. Pela falta de visão de dez homens quase que Israel seria impedido de entrar na boa terra prometida por Deus.
8- Precisamos correr colocando Deus sempre à frente- Deu estando à frente, estaremos guardados e cuidados, guiados e ajudados. Com Deus seremos mais que vencedores. ."... Não é dos fortes a vitória, nem dos que correm melhor, mas dos fiéis e sinceros que seguem junto ao Senhor..." (Hino n. 49).
Conclusão: Que o nosso Amado Jesus, nos ajude a continuar nessa maratona. Alguns começaram essa corrida há dezenas de anos. Outros estão iniciando agora. Independente do tempo que estamos correndo, que possamos permanecer firmes, mesmo em face dos obstáculos colocados por nossos inimigos. Creia que no tempo de Deus você e eu iremos cruzar a linha de chegada e subiremos no pódio e receberemos aquela bendita fala do nosso salvador "... Vinde, benditos do meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (MT 25.34).
SERMÃO 2
Texto: At 2:40.
Tema: Gerações Marcadas Pela Perversidade.
Tema Específico: Geração de Jezabel.
Introdução: Cantamos muito em nossas igrejas sobre a geração de Davi, Daniel, Samuel, Débora, mas, lamentavelmente temos vivido a essência de outras gerações. Dentre tantas vivemos na intensidade os sintomas da geração de Jezabel. Ela que é reconhecida por sua maldade, coração endurecido, idólatra, imoralidade, incredulidade, desobediência, além de se levantar contra os homens e o reino de Deus.
I- A geração de Jezabel é marcada pela rebeldia.
II- A geração de Jezabel é marcada pela imoralidade.
III- A geração de Jezabel é marcada pela Idolatria.
IV- A geração de Jezabel é marcada pelo materialismo.
V- A geração de Jezabel é marcada pela mentira.
VI- A geração de Jezabel é marcada pelo abandono da lei de Deus.
VII- A geração de Jezabel é marcada pela mentira.
Conclusão: Como resultado das práticas desta geração, a mesma corre a passos longos para a destruição. As famílias estão esfaceladas; os pais estão doentes e os filhos endurecidos. As instituições vivem fracassos constantes. Até a igreja tem sofrido, porque a geração de Jezabel também está nela infiltrada.
De que geração você faz parte? Suas atitudes e o que você tem priorizado responderão por você. Espero que você queira e decida dizer não para a geração de Jezabel e de coração voluntário fazer parte da geração que adora a Deus não somente de palavras, mas, de coração e verdade.
SERMÃO 3
Texto: Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselhos há sucesso. Pv 15:22.
Tema: Conselho Para Uma Vida Feliz.
Introdução: Como é bom, naqueles momentos em que nos encontramos angustiados, olhamos em nossa volta e encontramos quem se dispõe a nos ajudar com palavras, conselhos e nos direcionam para um fim agradável. Particularmente já fui ajudado por inúmeras vezes através de alguma palavra que ouvi de alguém. Portanto, quero nesta noite trazer aos amados alguns conselhos que se atentarmos bem seremos grandemente abençoados.
I- O que vc deixa de destruir acabará destruindo você.
II- Aquilo de que vc quer distanciar-se determinará o que Deus trará a você.
III- Todos caem, mas os grandes se levantam novamente.
IV- Não olhe para o lugar onde vc está, e sim para onde você está indo.
V- Você não pode corrigir o que não está disposto a enfrentar e lutar contra.
VI- A ira contra suas fraquezas e males é o começo do surgimento das soluções.
VII- A luta é a prova de que você ainda não foi derrotado.
VIII- Aquilo que vc consegue tolerar, acomodando-se a tal, não conseguirá mudar.
SERMÃO 4
Texto: Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Jo 6:37.
Tema: Aquele Que Vem a Deus.
Introdução: Em parte do capítulo seis de João vemos Jesus Cristo explicando aquilo que veio fazer na terra, a sua missão. Ele que veio em cumprimento da palavra de Deus o Pai, tinha como objetivo maior dá vida àqueles que estavam perdidos, dá sentido para a vida, mostrar uma nova direção para os desgarrados e vagantes. Uma coisa linda que vejo nesse texto é a segurança que aqueles que se entregam a Deus passam a ter.
I- Quem Vem a Deus Não Será Lançado Fora.
II- Quem Vem a Deus Terá a Sede Saciada.
III- Quem a Deus Alimentar-se-á Verdadeiramente.
IV- Quem Vem a Deus Encontra o Verdadeiro Caminho.
V- Quem vem a Deus Tem os Passos Iluminados.
VI- Quem vem a Deus Tem Seus Pecados Perdoados.
VII- Quem Vem a Deus Recebe o Alívio do Fardo Pesado.
VIII- Que Vem a Deus Recebe a Vida.
IX- Quem Vem a Deus Recebe a Sua Herança.
Conclusão: Venha a Deus! Ele te chama, venha como está, venha enquanto há tempo. É tempo de reconciliação e quebrantamento, renove você meu irmão a sua aliança com o Senhor. Deixe o Espírito de Deus ascender a sua chama em seu coração.
SERMÃO 5
Texto: "Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes I Jo 2:14c".
Tema: Jovens Fortes, Quem São?
Introdução: Naturalmente, todos os jovens se sentem fortes, às vezes até mais do que o que de fato são. A ousadia que deveria ser para o bem, muitas vezes torna instrumentos do mal. Pela força que carregam os jovens em muitas ocasiões se torna sinônimo de coração duro e rebelde, de insensibilidade e até de pecado contra Deus.
I- Jovens Fortes São Aqueles Que Confiam No Senhor.
II- Jovens Fortes São Aqueles Que Buscam Ao Senhor.
III- Jovens Fortes São Aqueles Que Se Entregam Ao Senhor.
IV- Jovens Fortes São Aqueles Que Obedecem Ao Senhor.
V- Jovens Fortes São Aqueles Que Sonham.
VI- Jovens Fortes São Aqueles Que Decidem Certo.
VII- Jovens Fortes São Aqueles Que Renunciam-se a Si Mesmos.
VIII- Jovens Fortes São Aqueles Que Observam Princípios e Limites.
Conclusão: Como diz o pensador em Eclesiastes, a vida nada mais é que uma vaidade. Portanto, tudo é passageiro, porém, para vivermos bem aqui e ainda desfrutarmos de uma eternidade agradável, precisamos atentamente observar os pontos acima citados. Lembre-se, somos o resultado das nossas ações e escolhas. O seu futuro feliz ou triste será determinado pelas suas escolhas, por aquilo que você toma posse.
SERMÃO 6
Texto: Mq 1:1-9.
Tema: O Grande Lamento de Deus.
Introdução: A expressão, "lamento", poderia ser substituída por queixa, lamúria, pranto, choro, lastimação. Deus dá em visão a Miquéias a profundidade do seu sofrimento enquanto pai, criador e sustentador, por ver aqueles que se julgavam ser seus filhos totalmente na contra-mão da vontade soberana. O povo já não cultuava a Deus como convinha. Os interesses particulares e humanos tomavam conta da vida do povo. Enquanto ditos servos, as praticas mostravam o contrario. O culto pagão adentrara às portas de Israel. A imoralidade também havia tomado grande espaço. As pessoas apegavam-se a gestos e lugares religiosos, mas, se afastavam de Deus. Diziam crer, mas, criam do seu jeito. O povo estava em rebeldia.
O pior de tudo é que aquela realidade por mais distante que pareça, tem sido a realidade do presente. Assim tem sido a vida contemporânea, culto falso, hipocrisia, religiosidade vaga, interesses particulares, rebeldia em todas as esferas etc. Mas no lamento que o próprio Deus faz a respeito de Israel, e que é o mesmo para com o tempo presente precisamos aprender pelo menos três coisas de muita importância.
I- Ameaça de Deus Em Transformar Samaria Em Um Montão de Pedras.
Muitos têm visto suas vidas sendo transformada em montões de pedras, isso porque decidiram viver em rebeldia, orgulho e dureza de coração. Cultuando a si mesmos, buscando seus interesses. Quebrando os limites pré-estabelecidos por Deus. Tem rejeitado a voz de Deus. Vão pagar um alto e terrível preço.
II- A denuncia pela prostituição espiritual.
Essa realidade, tem sido a realidade presente. Nos redemos diante de tudo e de todos como forma de culto. As pessoas dizem cultuar a Deus, mas, os seus corpos são entres a todo o sentimento de vaidade, devassidão e imoralidade.
III- O lamento pelo Grande de Dia de Feridas Que Seriam Abertas, e Que Causaria Dor Por Longo Período.
Conclusão: Será se Deus como Pai, não está hoje mesmo fazendo um lamento pela situação espiritual, social e física em que temos vivido? O que é preciso ser feito para que esse quadro seja mudado?
Hoje é dia de recomeço. Dê um salto. Tome novas atitudes. Não deixe a sua vida se tornar em um montão de pedras. Viva a prosperidade. Deus deseja e tem o melhor pra sua vida. Ele quer que vivamos jardins, não, desertos.
SERMÃO 7
Texto: Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei. Is 41:9; Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Js 1:9.
Tema: O chamado e as desculpas.
Introdução: Desde o início da civilização Deus tem chamado pessoas em particular para levarem a mensagem de esperança e vida àqueles que vivem sem alento e sem paz. Deus convoca e promete a provisão, cuidado, proteção e a certeza de que Ele está com o chamado todos os dias da vida. Infelizmente muitos são chamados, mas, poucos são aqueles que dizem sim para o Mestre. Uma coisa é certa um dia mais cedo ou mais tarde iremos prestar contas a Deus dos talentos que Ele nos deu e que escondemos, anulamos ou não fizemos conta.
I- Moisés.
Moisés ao ser convocado por Deus para libertar o seu povo da escravidão no Egito, de inicio não aceitou o desafio, pois dizia ele ser pesado de língua. Dizia ter dificuldades no falar, era gago. Deus insiste com Moisés e faz dele o grande libertador. Na verdade, Moisés estava com medos do novo desafio que acabara de surgir.
II- Gideão.
Gideão que era homem do campo, ao ser convocado por Deus para lutar com o seu povo contra os midianitas, Gideão alegou não poder, pois diz ser pequeno, alegava que sua família era a menor de Israel e que não podia ser diferente. Na verdade, Gideão já estava acostumado com o cabo da enxada a ponto de não conseguir ver coisas novas.
III- Jeremias.
Jeremias entendeu que a melhor desculpa era apegar-se a sua idade. Ele disse que não podia atender ao chamado do Senhor porque era criança e não sabia falar. Deus o chama e o faz ser um dos grandes profetas trazendo libertação e edificação ao povo de Deus que precisava mudar de visão. Na verdade, assim como os demais citados Jeremias estava com medo de aceitar o desafio, pois de fato existia o peso do chamado, teria que falar a verdade, combater o ódio, a rebeldia e todo o pecado.
Conclusão: Deus chamou, chama e chamará. O diferencial será a resposta de cada chamado em particular. Atender ao chamado de Deus implica em renuncia, mudança, entrega e desapego as coisas daqui. Muitos dizem não porque querem ganhar muito dinheiro, outros porque não querem deixar a família, outros porque não querem abrir objetos etc. E você? Sente-se chamado por Deus? Mas, diante do chamado, qual tem sido a resposta? A resposta é dada quando agimos a altura de tal chamado. Lembre-se de Isaías, ele disse: Eis-me aqui, usa-me a mim.
SERMÃO 8
Texto: Mt 25:15-30.
Tema: Invista o Seu Talento.
Introdução: Quem é que tendo algo valoroso vai deixar jogado pelos cantos, abandonado e sem cuidado? Alguém até pode fazer isso, porém, não é o normal. O certo é que, se não cuidarmos daquilo que temos de importante um dia poderemos perder, ou não mais encontrar. Na parábola citada acima vemos Deus depositando nas mãos de três homens, alguns talentos, que deveriam cuidar bem e dá contas quando o Senhor voltasse, mas como sempre acontece, um dos tais se descuidou e não fez o que deveria ser feito. Desperdiçou tempo e jogou fora a oportunidade que o seu senhor dera para investir o melhor. Será se essa parábola não tem a ver com você? Pense nisso.
Algumas Perguntas Sobre Tesouro ou Talento.
I- O que são talentos?
- É tudo aquilo de útil que Deus nos deu para cuidarmos. Vida. Habilidades e Dons. Tempo. Recursos etc.
II- Quem é que tem recebido talentos?
- Todos nós. Não há nenhum sem ter recebido nada para investir.
III- Qual a nossa responsabilidade diante desses talentos?
- Devemos cuidar bem. Vigiá-los em todo momento. Não desperdiçá-los. Não jogá-los fora.
IV- Quais os resultados de investirmos bem ou não os talentos?
- Se cuidarmos bem receberemos cem vezes mais. Se desperdiçarmos seremos punidos e pagaremos o preço, começando nesta vida e com resultados eternos.
Conclusão: Infelizmente, muitos de nós têm recebido talentos preciosos da parte de Deus, porém, têm colocado no canto. Os talentos estão empoeirados. Outros não zelados como deveriam ser. Uma coisa é certa: haveremos de prestar contas de cada coisa que Deus nos deu para cuidarmos. Para administrarmos. Que não sejamos pegos desprovidos. Mas, que estejamos preparados com os talentos nas mãos para apresentar ao Mestre quando Ele requerer de nós.
SERMÃO 9
Texto: Ef 4:22-24
Tema: Despojando-nos do Que é Velho.
Introdução: Despojar é o mesmo que jogar fora, deixar de lado, ignorar, não conviver com, não conformar com, abrir mão, rejeitar. Paulo exorta os irmãos em Éfeso a tomarem essa atitude de santidade e entrega, onde antes de tudo implicava em abandono da vida velha e a posse de uma nova vida baseada em princípios de santidade, verdade e culto racional. Os efésios são chamados por Paulo a não viverem uma vida de fachada, de adoração vaga e mentirosa, mas, que sua práticas fossem como cheiro suáveis diante do Pai.
I- Precisamos Nos Despojar do Sentimento Materialista Que Toma Conta do Homem Comum.
II- Precisamos Nos Despojar Das Imposições Colocados Pelo Sistema Atual, e Que Jás do Maligno.
III- Precisamos Nos Despojar da Frieza Espiritual Que Tem Abalado Essa Geração.
IV- Precisamos Nos Despojar Da Desobediência e Rebeldia, Que São Características do Maior Inimigo de Deus.
V- Precisamos Nos Despojar de Todo Orgulho, Vaidade e Interesses Próprios.
VI- Precisamos Nos Despojar de Toda Idolatria Do Mundo Presente.
VII- Precisamos Nos Despojar de Toda a Imoralidade. Prostituição, Fornicação e Devassidão.
VIII- Precisamos Nos Despojar de Toda Intriga, Facções, Divisões, Iras e Ressentimentos.
IX- Precisamos Nos Despojar de Toda Incredulidade e Insensibilidade Para Com a Fé Em Deus.
Conclusão: Portanto, aproveitemos a grande oportunidade que Deus nos dá novamente de termos mais um dia onde podemos olhar para trás, ver o que de velho temos vivido, e a partir daí, lançarmos tudo que não presta para bem longe e ao mesmo tempo tomarmos posse daquilo que é de Deus.
SERMÃO 10
Texto: Jo 15:16; Is 43:1a; Is 41:9; Rm 1:1.
Tema: Deus Me Escolheu, e Agora, o Que Faço?
Introdução: Deus tem durante a história efetuado o seu chamado a homens e mulheres a fim de que os mesmos cumpram uma missão toda especial, que é de fazer o seu próprio nome conhecido na terra, e que através disso, a sua salvação seja manifesta a todos. Mas, infelizmente muitos tem lamentavelmente dado respostas negativas a esse chamado. O que então fazer diante da escolha que Deus fez?
I- Devo atentar para a voz de Deus através do seu Santo Espírito.
II- Devo deixar para trás todos os laços e embaraços do mundo presente.
III- Devo tomar posse da promessa de Deus para a minha vida.
IV- Devo viver de maneira a agradar ao meu mestre em novidade de vida.
V- Devo anunciar ao pecador a esperança e a vida eterna.
VI- Devo ter como base da vida e da existência o eterno e espiritual.
VII- Devo ter a certeza de recompensas e galardões no céu.
Conclusão: Deus tem um chamado único a todos nós individualmente, basta cada um de nós atentar bem para esse chamado a fim de que os resultados sejam os mais positivos possíveis sobre nós mesmos.
SERMÃO 11
Texto: Jo 11:40.
Tema: Se Tu Creres, Nada Está Perdido.
Introdução: Diante das lutas, decepções e fracassos enfrentados na nossa vida, vez por outra podemos ser acometidos de sentimentos de que não tem jeito, não é possível. Às vezes o fator crença que é determinante para nossa vitória, é sufocado e com isso somos levados ao desespero e ao sentimento de derrota. Olhando as páginas bíblicas vamos ver quantos homens e mulheres passaram momentos difíceis e tenebrosos tanto quanto como citado acima. Mas, algo importante podemos ver em suas vidas, que, embora passando pelas dificuldades, foram vencedores. Vejamos alguns dos exemplos mais edificantes da bíblia quanto à superação e a vitória.
I- Naamã, que carregava em seu corpo uma doença terrível para o seu tempo, mas, que ao crer na promessa de Deus foi curado e ficou limpo como uma criança.
II- Jó, que fora acometido de inúmeros males como: perca de bens, família, amigos e até a saúde, no final de sua vida chegou a desfrutar das grandes bênçãos e ainda disse que "os planos de Deus não podiam ser frustrados".
III- A mulher conhecida como "a CANANÉIA" depois de muito tempo de sofrimento por ver sua filha possessa de demônios, ao crer na libertação de Cristo, sua filha ficou curada e desfrutando de uma nova vida.
IV- Marta e Maria, desesperada por verem Lázaro morto já há quatro dias, recebem da parte de Deus por meio de Cristo o grande milagre da ressurreição, Lázaro volta a viver.
Conclusão: Assim como muitos personagens da história, nós também estamos sujeitos as mesmas lutas, decepções e sofrimentos. E assim também, como citamos aqui suas vitórias, podemos desfrutar das mesmas bênçãos. Precisamos apena CRER. Lembre-se, se crermos nada está perdido!