SERMÃO 1
Texto: Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Dt 30:19
Tema: O Dia da Decisão.
Introdução: Para sermos gente nossos pais decidiram nos gerar. Para termos uma profissão um dia decidimos por e nos preparamos para exercermos a mesma. Decidimos por ter uma família. Durante toda a nossa vida vivemos decisões. As vezes nossas decisões são positivas e outras são negativas nos levando à decepções.
I- José decidiu não trair ao seu senhor Potifar e a Deus acima de tudo. Gn 39.
José ainda jovem, porém, mui corajoso. Estava na casa de alguém que confia a ele sua casa, via-se tentado por um pedaço de carne muito convidativo, pois o texto diz que a mulher de Potifar era formosa. Agora pense, um jovem de dezessete anos de idade e uma mulher formosa lhe convidando para dormir com ela, que situação! Mas José decidiu ser fiel a Deus e a Potifar seu senhor.
II- Esdras decidiu fazer a diferença em sua geração. Esd 9-10.
Esdras quando quase todo o seu povo estava a desagradar a Deus, ele se dispôs e decidiu a clamar e a buscar somente o nome do Deus vivo e verdadeiro Esdras de fato fez a diferença em sua época.
III- Daniel decidiu não se contaminar com as iguarias do rei. Dn 1:8.
Daniel também é um exemplo quando se trata de decisão correta, por mais que a mesma pudesse acarretar sobre ele alguns danos. Ele preferiu escolher está com Deus do que agradar ao rei e seu império.
IV- Paulo decidiu deixar de perseguir para ser perseguido.
Paulo por muito tempo foi perseguidor da igreja e do evangelho de Cristo. Mas, depois do impacto causado por Deus em sua vida, ele decidiu a pagar o preço e ser perseguido pelo reino de Deus.
V- O jovem rico decidiu trocar a Jesus pelas riquezas. Mt 19:16-30.
Aqui já vemos um exemplo negativo de decisão e escolha. O jovem acima citado pelas características do texto era ágüem que possuía bens materiais e se apegava muito as mesmas, eis aí o motivo da ordem de Jesus àquele rapaz.
VI- Judas decidiu trair a Jesus em troca de trinta moedas. Mt 26:15.
Dentre as decisões e escolhas negativas o grande exemplo é o de Judas que preferiu trinta moedas do que agradar a Deus. Este escolheu e decidiu pela morte.
Conclusão: Hoje é o dia da sua decisão. Você escolher a Jesus, ou suas posses, sua religião, seus vícios, a prostituição, as amizades..., Saiba que baseado nas suas decisões e escolhas você será cobrado.
SERMÃO 2
Texto: Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Is 1:18
Tema: Uma Vida Restaurada.
Introdução: Quando se trata de restauração, logo entendemos ou imaginamos tratar-se de algo que não está bem, está quebrado, danificado etc. E quando isso é em referencia ao espiritual, a alma, precisamos urgentemente nos apegar a alguns princípios e valores que são indispensáveis para que nossa alma seja restaurada, renovada, revigorada.
I- É está pronto para o temor. Ec 12:13 e At 2:43.
Não podemos confundir temor com ter medo, mas, num sentido de respeito e reverência diante do poder e majestade de Deus.
II- É está pronto para um bom relacionamento. Mt 22:37-39; Mt 7:12 e Rm 12:21.
Com nossos relacionamentos quebrados será impossível ter uma vida restaurada. Portanto, é necessário que estejamos dispostos a ter um bom relacionamento com Deus e com o próximo.
III- É está pronto para deixar o velho. Jo 12:24; Js 5:6; Lc 19:8-10 e Fl 3:7-8.
Enquanto estivermos agarrados às coisas velhas e ultrapassadas que vaziam parte da nossa velha maneira de viver não teremos a restauração que almejamos.
IV- É está pronto para o novo de Deus. Jo 11(ressurreição de Lázaro); 2 Rs 5:1-14(cura de Naamã).
Alguns homens durante a história foram impactados com o novo de Deus em suas vidas como nos casos citados acima, porém, para isso acontecer, precisamos nos dispor para tal.
V- É está pronto para ser benção. Gn 12:2b.
Deus quer fazer de cada um de nós benção para Ele mesmo como para aqueles que estão em nossa volta. E quando estivermos dispostos a ser benção, seremos restaurados.
Conclusão: A única fonte de restauração para as nossas almas é o Senhor Jesus, nEle encontraremos os suprimentos e nutrientes necessários para que sejamos renovados e revigorados e a nossa alma possa ver algo diferente.
SERMÃO 3
Texto: Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a
todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mt 24:30-42.
Tema: O Fim.
Introdução: Lamentavelmente pela correria e desespero do presente século as pessoas nem sequer para refletirem sobre o depois daqui. Mas, pelas páginas bíblicas entendemos que assim como existiu um passado, existe um presente, também existirá um futuro. Mas, o mais importante de tudo é sabermos que esse futuro poderá ser algo maravilhoso ou simplesmente tenebroso. Para melhor entendermos essas coisas vamos pensar sobre alguns pontos importantes.
I- Hoje Jesus é o nosso Advogado.
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 Jo 2:1.
II- Ele virá como Juiz.
E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou. Jo 8:16.
III- Virá para separar o trigo do joio.
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. Mt 13:30; E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mt 24:31.
IV- Virá para estabelecer seu reino com sua igreja.
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Ap 20:6.
V- Virá para que a igreja possa morar na eternidade.
O mesmo texto acima citado é claro quando se trata de vida eterna. O Senhor Jesus virá a esta terra e levará a sua igreja para viver eternamente com Ele.
VI- Virá para destruir tudo que não presta, o pecado, o mau, mundanismo, materialismo.
Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse. Is 25:8.
VII- Virá para estabelecer uma vida nova.
Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Ap 21:3-4.
Conclusão: A bíblia diz que Deus não se deixa escarnecer e nem ser enganado. Uma coisa é certa, assim como Jesus veio a esta terra para sofrer e morrer em nosso lugar, um dia Ele virá para colher o resultado da sua sementeira. Ele mostrou o caminho, você precisa atentar para a sua verdade afim de que não seja pego de surpresa e negativamente naquele grande dia.
SERMÃO 4
Texto: E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel. Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas. E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra. E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim. Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado. 2 Rs 5:1-14.
Tema: É Tempo de Milagres.
Introdução: Falar do texto e do contexto. Da vida, autoridade, privilégios e sofrimentos de Naamã. O que é necessário observar para que o milagre possa chegar em nossa vida assim como chegou na vida de Naamã.
I- Precisamos ter consciência dos nossos problemas.
Naamã antes de tudo precisava entender que embora privilegiado pelo poder que possuía, era um leproso, um doente. O "porém" pode ser exatamente o que impede a benção de chegar em nossas vidas. O "porém" de Naamã era a lepra. O nosso "porém" é...,
II- Precisamos olhar em nossa volta.
Na casa de Naamã estava aquela que poderia lhe indicar a fonte de cura que ele precisava conhecer; a menina levada cativa. Somente quando a menina que nada mais era do que uma escrava foi ouvida, o milagre de cura chegou à vida daquele general.
III- Precisamos deixar o mal habito de delimitar as ações de Deus.
Naamã queria dizer ou determinar como Deus deveria agir. Porém, Deus age como Ele bem quer. Não cabe a nenhum homem falível dizer o que Deus deve fazer, pois Ele é Senhor de tudo e de todos.
IV- Precisamos acreditar na grandiosidade do poder de Deus.
Talvez a dificuldade de Naamã fosse acreditar na resolução do seu problema diante de sua gravidade. Mas, como sabemos, Deus tem poder para fazer alem daquilo que a nossa mente humana possa alcançar. O que precisamos mesmo é acreditar no poder de Deus. Ele há de fazer muito quando de fato crermos em seu poder.
V- Precisamos dá exclusividade em tudo a Deus.
Deus não pode ser mais em nossa vida. Deus deve ter a centralidade em nós. Precisamos em toda nossa vida dá exclusividade a Deus. Era exatamente o que faltava para que Naamã precisava para que o milagre fosse real e presente em sua vida.
Conclusão: O rio de Deus está aqui. Queres tu mergulhar no rio do céu? Queres tu ser limpo. Venha, creia e receba o milagre de Deus em sua vida.
SERMÃO 5
Texto: Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca. Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora. Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste. E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR. E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, a oferecer ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto. Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o SENHOR, e lá fique para sempre. 1 Sm 1:9-22.
Tema: Mulher virtuosa, quem a achará? Pv 31:10.
Introdução: Falar do texto e contexto- a vida de Ana sem filhos- seu marido e a outra.
I- Mulher virtuosa é aquela que busca ao Senhor v 10,12.
Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito; Continuando ela a orar perante e Senhor, Eli observou a sua boca;
II- Mulher virtuosa é aquela que se compromete com o Senhor v 11.
E fez um voto, dizendo: ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha.
III- Mulher virtuosa é aquela que se entrega ao Senhor v 15.
Mas Ana respondeu: Não, Senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; não bebi vinho nem bebida forte, porém derramei a minha alma perante o Senhor.
IV- Mulher virtuosa é aquela que é fiel ao Senhor v 22,24.
Ana, porém, não subiu, pois disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então e levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre. Depois de o ter desmamado, ela o tomou consigo, com um touro de três anos, uma efa de farinha e um odre de vinho, e o levou à casa do Senhor, em Siló; e era o menino ainda muito criança.
Conclusão: A mulher virtuosa é a coroa do seu marido; porém a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos. Pv 12:4.
SERMÃO 6
Texto: ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé. E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. At 6:1-8.
Tema: As qualidades de um Escolhido.
Introdução: Expor o texto. A escolha dos sete. Porque foram escolhidos. Estevão um dos escolhidos.
- Judeus Hebreus- Falavam o aramaico e moravam na Palestina.
- Judeus Helenistas- Falavam o grego e moravam fora da Palestina.
I- Boa reputação.
É não ter do que se envergonhar. É ter vida limpa. É estar à altura do evangelho de Cristo.
II- Cheios do Espírito Santo.
É não ter domínio sobre si, mas, depender unicamente e exclusivamente de Deus. É ser guiado pela vontade de Deus por meio do Espírito Santo.
III- Cheios de sabedoria.
Não se deixar levar por qualquer coisa. É não seguir a qualquer ensino, idéia, doutrina ou qualquer outra coisa que seja.
IV- Cheios de fé.
É não estar limitado simplesmente ao que ver com olhos físicos. É ver além. É sempre ver uma saída.
V- Cheios de poder.
Isso significa uma ação completa de Deus na vida do homem. É uma vida de imitação a Cristo. Uma vida de poder.
Nós como igreja de Deus fomos chamados para vivermos segundo o seu querer. Para sermos exemplos aos de fora.
Saibamos todos que um dia Cristo voltará e levará para si todos que aceitaram de coração ao seu chamado.
Conclusão: Já pensou se fossem escolhidos homens sem essas qualidades para estarem à frente daquele ministério tão melindroso?
SERMÃO 7
Texto: Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Ts 5:18.
Tema: Em tudo Deus sendo lembrado.
Introdução: Sempre que falamos de agradecimento, adoração, louvor dizemos que temos muitas dificuldades em agradecer, pois agradecer é dá honra a alguém, é dizer: foi você, foi por você. Gostamos de trazer para nós mesmos aquilo que somente a DEUS pertence.
I- Dá graças a Deus é entender que Ele é o Senhor de todas as coisas.
Porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; riquezas e glória vem de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder 1 Cr 29:11-12.
II- Dá graças a Deus é dedicar a Ele oferendas de louvor.
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei. Sl 28:7.
III- Dá graças a Deus é entender que Ele é grande.
Grande é Senhor e mui digno de ser louvado Sl 48:1; Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade 1 Cr 29:11ª.
IV- Dá graças a Deus é entender que Ele é a fonte de tudo que é bom.
Toda boa dádiva e todo o dom perfeito são do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há variação e nem sombra de mudanças Tg 1:17.
V- Dá graças a Deus é render-se completamente a Ele.
Quando o vi, cai aos seus pés, Ap 1:17a;
VI- Dá graças a Deus é oferecer a Ele talentos e capacidades.
A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade; e então partiu. O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. Mt 25:15-18 e 28.
VII- Dá graças a Deus é colocá-lo no centro da vida.
Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim Is 6:8. (usa-me a mim).
VIII- Dá graças a Deus é viver para Ele em tudo.
Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim Gl 2:20a ; Porque, para mim, o viver é Cristo Fl 1:21.
IX- Dá graças a Deus é fazê-lo SENHOR de fato, é ser servo.
Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, Fl 3:7-8.
Conclusão: Quando se trata de pedirmos a Deus aquilo que entendemos como benefícios para as nossas vidas, nos entregamos a qualquer custo, afinal, pedir faz parte de nós. Gostamos de receber, de sermos beneficiados, de lucrar. Porém, agradecer é dar, o que já se torna muito mais difícil. Que possamos aprender a oferecer a Deus o louvor devido por aquilo que Ele é e faz. Que não sejamos ingratos para com Aquele que tem sido fiel para conosco mesmo sendo nós infiéis.
SERMÃO 8
Texto: DEPOIS disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim: Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam. E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. Jo 21:1-6; Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Sl 30:5.
Tema: O Tempo e o Sofrimento de Uma Noite.
Introdução: O significado de noite aqui é de um tempo de sofrimento, de aperto e amargura. Não é literalmente uma noite, mas, qualquer período difícil.
I- Foi literalmente a noite de frustração vivida pelos discípulos quando foram pescar e nada acharam de peixes, voltando assim tristes e amargurados com suas redes e seus barcos.
II- Foram os quatro dias de luto na casa de Marta e Maria, pois seu irmão Lázaro estava morto, e humanamente sem uma esperança.
III- Foram os muitos anos de sofrimento na vida de Naamã o general, ele que estava com uma das doenças que mais causavam transtorno na vida de alguém, a lepra.
IV- Foram os quatrocentos anos de escravidão vividos pelo povo de Deus lá no Egito, anos longe da sua terra e em sofrimento.
V- Foram os setenta anos do cativeiro babilônico, tempo de muito sofrimento, perda e separação. Tempo em que a identidade do povo de Deus foi manchada.
VI- Foram todos os dias da vida do cego Bartimeu que vivia na beira de um caminho a pedir esmolas para sobreviver.
VII- Foi a vida de Nicodemos enquanto não conseguia crê em Jesus. Embora sendo homem de renome e de inteligência humana ainda não tinha o verdadeiro conhecimento.
VIII- Foram os três dias de luto vividos pelos seguidores de Jesus enquanto Ele estava morto no sepulcro.
IX- Têm os seus dias de sofrimento. O desespero que tem assolado você. Os problemas familiares. Os problemas financeiros. Os problemas de saúde. Até problemas espirituais. Talvez isso tem sido a sua noite escura e longa.
Conclusão: Mas... Creia que algo novo vai acontecer. Se aconteceu na vida dos personagens aqui citados; poderá acontecer na sua também. Acredite, a noite vai passar e o sol vai brilhar novamente em sua vida. Não desista, não pare. As bênçãos que hão de vir sobre você são sobremaneira maiores que o seu sofrimento presente. Você vai vencer! Que Deus abençoe a sua vida, e que a noite que talvez esteja passando chegue logo ao fim. Deus há de fazer o sol brilhar novamente.
SERMÃO 9
Texto: E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Js 1:1-9.
Tema: Recomendações Para a Vida.
Introdução: Nesse texto o próprio Deus anima a Josué como líder, homem e como servo. O Senhor diz para ele ser corajoso e não ter medo.
O QUE ISSO SIGNIFICA?
I- É não parar diante das lutas da vida.
Deus sabia que Josué assim como Moisés iria enfrentar lutas, oposições, e muitos outro pesares durante a sua caminhada. Por isso mesmo é convidado a não temer, a não se apavorar.
II- É manter a autoridade sobre àqueles a quem administra.
Deus irá cobrar de cada um àquilo que depositou em suas mãos. Aos pais que Deus deu os filhos, a esposa como toda a sua casa para cuidarem. Aos pastores, lideres etc. por todos que estão sob suas responsabilidades. Lamentavelmente muitos têm fugido de tais responsabilidades, ou não as cumpre como de fato deveria.
III- É trabalhar para o bem daqueles que estão sob os seus cuidados.
Esse é um ponto que atinge a muita gente. Muitos maridos que não trabalham deixando assim de cumprir com os deveres de pais, maridos, homens etc.
IV- É manter os princípios pré-estabelecidos pelo próprio Deus.
Para Josué chegar ao final de sua vida e jornada o mesmo não poderia deixar de guardar a sua palavra, os seus decretos. E nunca se desviar dos mesmos, mas guardá-los de dia e de noite.
Conclusão: Sei que às vezes as lutas são grandes a ponto de acharmos que não tem mais saída para a nossa vida. A autoridade já não consegue exercer como deve ser. Falta o trabalho ou não gostamos de trabalhar, e o pior de tudo, falta à prática dos valores cristãos e bíblicos. Ta difícil, mas não acabou você pode mudar esse quadro.
SERMÃO 10
Texto: Então Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, e casamos com mulheres estrangeiras dentre os povos da terra, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel. Agora, pois, façamos aliança com o nosso Deus de que despediremos todas as mulheres, e os que delas são nascidos, conforme ao conselho do meu senhor, e dos que tremem ao mandado do nosso Deus; e faça-se conforme a lei. Esdras 10:2-3; Agora, pois, fazei confissão ao SENHOR Deus de vossos pais, e fazei a sua vontade; e apartai-vos dos povos das terras, e das mulheres estrangeiras. v 11; E deram as suas mãos prometendo que despediriam suas mulheres; e, achando-se culpados, ofereceram um carneiro do rebanho pelo seu delito. v 19.
Tema: Para Alcançar a Restauração.
Introdução: É sempre importante em qualquer texto sagrado entendermos um pouco do contexto em volta do escrito. O contexto acima é de afastamento e tristeza; como também de tristeza da parte de um pai para com os seus filhos pela vida que os mesmos estavam vivendo. Esse pai é o próprio Deus que vê Israel em decadência. Deus então encarrega Esdras na volta a Jerusalém do cativeiro, de ensinar Israel a lei de Deus, os decretos, ou seja, refazer aquilo que havia sido quebrado com a mistura, pela presença do pecado, adoração falsa e tantas outras coisas. Assim como naquele tempo muitas vezes estamos do mesmo jeito e precisamos ser restaurados. O que é então necessário para que essa situação seja mudada e possamos ser restaurados assim como aquele povo foi?
I- Precisamos reconhecer os erros. vs 2(Secanias).
Muitos não conseguem ver o melhor de Deus simplesmente pelo fato de não terem a capacidade de reconhecerem seus atos errados. São orgulhosos que baixam a guarda por nenhum momento.
II- Precisamos crer que ainda há uma esperança. vs 2.
Diante das adversidades do dia-a-dia não podemos perder as esperanças, pois, se assim for não teremos sucesso diante dos dilemas que vem até nós.
III- Precisamos renovar a nossa aliança com Deus. vs 11.
Muitos estão com seu relacionamento com Deus quebrado. Estão frios, acomodados. Viraram as costas para o criador.
IV- Precisamos levantar os olhos para ver de Deus. Js 5:13.
Muitos mais parecem burros mascarados que não conseguem ver além das mascaras. São pessoas que não conseguem ver à frente do seu nariz. Estão limitados para o melhor de Deus.
V- Precisamos nos render e adorar. Js 5:14.
Hoje em dia as pessoas rendem-se diante de qualquer coisa como sendo seus deuses, seus objetos de fé e devoção, mas, sentem muitas dificuldades de renderem-se diante do Senhor Deus Todo-Poderoso para o adorá-lo.
VI- Precisamos nos despir das coisas velhas. Esd 10:19; Js 5:15.
O pecado e as práticas da velha natureza tem afastado o homem daquilo que Deus sonha a seu respeito, a restauração completa.
Conclusão: Deus nos escolheu como povo, para vivermos somente para Ele, mas lamentavelmente temos quebrado a aliança e agora precisamos renová-la enquanto há tempo. Os pontos acima são de suma importância se de fato queremos nos aproximar verdadeiramente de Deus, de termos um experiência mais intima e aprofundada com o Senhor de nossas vidas.
SERMÃO 11
Texto: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Mc 16:15; 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, Mt 28:19.
Tema: Igreja Com Vida Faz Missões.
Introdução: Somos frutos de missões/ quem nos ganhou também foi fruto de missões. Por que então fazer missões? Porque é ordem de Cristo Mt 28:19, para dá continuidade ao reino At 2:47.
QUANDO FAZEMOS MISSÕES?
I- Fazemos missões quando nos fundamentamos em Cristo.
Porque em nenhum outro há salvação At 4:12; Porque morreu por nós sendo nós ainda pecadores Rm 5:8;Porque Ele é a Luz do mundo Jo 8:12; Porque nEle há vida Jo 10:10.
II- Fazemos missões quando amamos.
Amar como Cristo amou. Jo 13:34; Amar sacrificialmente. Jo 3:16; Amar independente das circunstâncias. Lc 23: 42-43.
III- Fazemos missões quando ensinamos a palavra.
Porque assim como leite ela dá crescimento; Porque assim como o pão ela dá o sustento; Porque assim como o martelo ela molda; Porque assim como o fogo ela purifica.
IV- Fazemos missões quando somos sal e luz.
É ter caráter cristão autentico; Testemunho verdadeiro; Viver prático descente e baseado na conduta de Cristo.
Conclusão: Francisco de Assis disse certa vez: "o evangelho precisa ser pregado, quando possível falado". Fazer missões é vida, é fazer Cristo ser visto pelos de fora em nossas vidas. É claro que nossas contribuições, orações como também nossa pregação são úteis e necessárias para o bom funcionamento de missões. Deus busca homens e mulheres que se disponham a "tapar a brecha".
SERMÃO 12
Texto: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Is 55:8-10.
Tema: Deus Está Além.
Introdução: Falar de sentimentos de culpa que muitas vezes nos acusa de feitos do passado, como se Deus não nos tivesse perdoado. Também do pensamento que muitos têm em não aceitar a Jesus por acharem-se incapazes de receberem o perdão de Deus sobre suas vidas e serem restaurado plenamente.
I- Não importa o que você fez de errado.
A bíblia conta a história de uma mulher que foi pega em adultério e, portanto, como estava na lei àquela mulher deveria ser apedreja pelo seu pecado. Os seus acusadores estavam ali para jogarem suas pedras naquela mulher pecadora. Porém, foram todos surpreendidos, pois o Senhor Jesus perdoou àquela mulher livrando-a de toda a culpa.
II- Não importa o que fizeram de errado a você.
Se justa ou injustamente o certo é que as pessoas ofendem com suas atitudes ou palavras umas as outras. Por conta disso as vezes o sentimento de culpa, ódio e rancor se instala, e a vida já não consegue ser vivida de maneira agradável. Mas, não importa qual seja a situação diante daquilo que você tem sofrido, Deus que mudar sua realidade, você pode ver algo diferente.
III- O que importa é o certo que Deus quer fazer.
Deus com sua infinita bondade e misericórdia quer anular tudo aquilo que até então era reprovado em sua vida. Ele quer derramar algo novo e maravilhoso em seu coração. Deus quer tirar a tristeza, a amargura, a escassez t te fazer voar nas alturas livre de toda a culpa.
Conclusão: Deus quer apagar todos os seus pecados, Ele quer tirar toda a culpa que lhe atormenta e lhe impede de viver uma vida feliz. É tempo de deixar ser abençoado pelo Senhor. Por mais que as pessoas, o diabo ou você mesmo se acuse de algo que acha imperdoável, sua situação poderá ser mudada. Receba o novo de Deus.
SERMÃO 13
Texto: Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram E disse o SENHOR a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. E fez descer o povo às águas. Então o SENHOR disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas. Jz 7:3-6.
Tema: A Seleção.
Introdução: Falar dos mais diversos de seleção. Seleção natural. Seleção é a escolha de algo ou alguém entre tantos outros.
I- Na seleção nem sempre tudo que parece ser bom de fato o é.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mt 7:22-23.
II- Nem sempre os da frente serão os primeiros a chegar.
Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros; Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mt 19:30; 22:14.
III- Somente o produto agradável a Deus provará do estágio final, a saber, os que vivem segundo a vontade de Deus.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mt 7:21.
Conclusão: Vai chegar o grande dia em que o próprio Deus fará a sua seleção, onde lançará para bem longe dEle todos aquele que o rejeitaram aqui na terra. Naquele dia muitos que se acham bons e merecedores serão surpreendidos. Outros que segundo seus próprios preceitos têm a certeza de que estarão com Ele também serão surpreendidos negativamente. Afinal, a bíblia diz que nem todos que chamam pelo nome do Senhor pertencem a Ele, nem todos que dizem ser cristãos de fato são, nem todos os religiosos conhecem a Deus, nem todos que estão na igreja é igreja.
SERMÃO 14
Texto: E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. Lc 16:22-23.
Tema: A salvação.
Introdução: A bíblia fala de dois lugares distintos que as pessoas irão para ambos dependendo do caminho escolhido. Um é de sofrimento, o outro de gozo e paz. Muitas questões são levantadas quanto aos que irão participar de ambos. Quem são? O que fazer?Uma coisa é certa: os salvos em Cristo irão para o lugar de paz que chamamos céu e os perdidos irão para o lugar de sofrimento que se chama inferno.
Pensando assim, gostaria de comentar um pouco sobre o que realmente é a salvação.
É obtida na pessoa de cristo. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16;
Conclusão: Por mais que se crie mitos e fantasias quanto a salvação, a bíblia é clara em nos ensinar o que acabamos de ver acima. Não existe outro meio de salvação a não ser por meio de Cristo, ninguém pode adquiri-la por méritos próprios, o Senhor não tem prazer na perdição de ninguém, somos livres e abençoados aqui e na eternidade.