PR. CLÁITON DA SILVA LIMA - APENAS SERVO  
Criar uma Loja Virtual Grátis
Texto 3
Texto 3

O EVANGELHO É SIMPLES

 

Antes de falar da simplicidade do evangelho, quero frisar um pouco sobre aquilo que muito tem assolado nossa sociedade nos tempos ditos modernos, que é o engano. Jesus destacou que como sinal do fim dos tempos iríamos perceber de forma estrondosa e assombrosa o aumento do engano. A Bíblia nos previne quando diz que o "próprio satanás se transforma em anjo de luz". É um disfarce que ele está usando, com um sucesso cada vez mais acentuado, para iludir os filhos de Deus.

A cada dia o número de "anjos de luz", falsos profetas, muitos até com titulo de pastor, "ministrando" em nossas igrejas em nome do Senhor e enganando a muitos com suas "profetadas e falsas promessas de prosperidade e vida sossegada tem aumentado". Multiplicam-se os "obreiros" e "missionários" sem qualificações e sem preparo teológico, que abrem salões e pregam em alta voz como sendo a mais pura verdade. Mas, como o titulo acima expressa, eu continuo acreditando na simplicidade e veracidade do evangelho de Cristo. Este que está acima de promessas de prosperidade e dispensas cheias.

Tenho certeza que muitos que "brigam" com seus pastore e criam igrejas ou se filiam a uma outra e vão em busca de uma nova unção estão visando a alta promoção, os mesmo nada visam além de benefícios próprios e físicos.  Acredito na multiforme graça de Deus, mas, não acredito em bodes que não querem ser ovelhas e ficam por aí em rebeldia dizendo que são enviados por Deus para libertar os cativos. Não acredito ser de Deus a atitude de pelos próprios interesses alguém se fazer pastor ou membro de sua família ou qualquer outra pessoa. Não devemos dá crédito àqueles que se dizem chamados por Deus e vivem por aí buscando ovelhas nas igrejas dos outros as iludindo com falsas promessas. Se é de Deus, por que não se preparar e começar do zero pregando o evangelho de salvação àqueles que ainda não foram salvos? Lamentavelmente é o que mais tem assolado as nossas igrejas que tanto lutaram para chegarem onde estão. Pessoas que aproveitam as oportunidades que têm para depois passarem rasteira nas igrejas e pastores, e o pior, tem gente sem maturidade cristã que ainda acompanha a estes tais.

Os fariseus modernos estão por ai, cuidados com eles. São geralmente mais espirituais que todos os demais. Buscam a chamada renovação e prática dos milagres do novo testamento como se o evangelho fosse apenas aquilo que traz resultados externos. Geralmente vêm de outra igreja trazendo mais alguns, e na maioria das vezes por divergências. Chamam àqueles que pregam o evangelho sem apelar para o emocional e sem oferecer vantagens físicas de crentes frios e sem a unção do Espírito Santo. Será isso mesmo? Não se deixe enganar!

A ordem de Jesus aos seus discípulos foi simples, Ele disse: Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura.., Ide e fazei discípulos em todas as nações ensinando-os.., Paulo um dos maiores homens da história bíblica, certa noite recebeu uma mensagem do próprio Deus que dizia: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales.., O mesmo Paulo em sua segunda carta a Timóteo disse: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.., Também em sua carta aos Gálatas em repreensão à falsos ensinos disse: Mas, se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu, anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado. E volto a dizer, que o evangelho de Cristo é simples!

Curas, expulsões de demônios, desmaios, risos descontrolados, gritos, gemidos, vômitos, sopros, demarcação territorial, unção genital, unção do paletó, unção do dente e pó de ouro etc. não fazem parte do genuíno evangelho de Cristo que é simples e claro.

Você poderia perguntar: Por que então, Jesus ao escolher os doze como também os setenta e os enviar ao campo Disse: Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios? Respondo a você, dizendo: Que o contexto no qual Jesus e os discípulos viveram aqui na terra era totalmente diferente do nosso. Naquela época tudo o que acontecia pelas mãos dos apóstolos de Cristos era o que os evidenciavam como de fato enviados de ou por Deus.

Lembro da estrofe de um hino que diz: "no céu, na terra, que maravilhas vai operando o poder do Senhor! Mas seu amor aos homens perdido, das maravilhas é sempre a maior".  

Outra coisa é o fato de que nos ensinos de Jesus Cristo, a ênfase era a pregação do evangelho para a salvação. Se devemos observar tudo o que ocorria nos tempos de Jesus e dos discípulos como dizem alguns, então, as mulheres devem ficar caladas nos cultos e reuniões. O evangelho enfatiza a salvação, que é a libertação do inferno. É tão tanto que quando os próprios discípulos voltaram alegres por haverem curado enfermos, expulsado demônios, operado sinais e prodígios, o próprio Jesus que os havia enviado disse: Não fiquem alegres por fazerem isso, mas estejam alegres porque os nomes de vocês estão escritos no livro da vida. Mas uma vez vemos a ênfase sendo a salvação.

 Lembro também aqui daquele fato registrado no evangelho de Cristo segundo Mateus, onde encontramos alguns homens trazendo um paralítico deitado em uma cama, e ali esperavam que Jesus Cristo que sara tocasse naquele homem para o curar, mas tamanha foi a surpresa quando ao invés de Jesus dizer que aquele homem estava curado, disse que seus pecados estavam perdoados, sendo assim mais uma vez enfatizado a salvação. Aqueles homens até questionaram o fato ocorrido, mas Jesus era quem sabia da maior necessidade daquele homem, que estava além de suas limitações físicas ou aquilo que se via. O problema era espiritual. O mal do homem é não saber dá prioridade às coisas certas e de fato prioritárias da vida.

Creio sinceramente que o plano de Deus para o homem através de Cristo está acima do plano físico. Embora tendo feito grandes milagres entre os homens, antes de qualquer coisa Cristo veio salvar o pecador das amarras do diabo, veio buscar e salvar o que se havia perdido, veio para que quem cresce não mais fosse condenado, mas que tivesse vida eterna.

Mas uma vez você poderia perguntar: Por que Jesus disse que os discípulos iriam fazer as mesmas coisas que Ele fazia e ainda maiores? Em parte responderia com o ponto anteriormente questionado, mas falo ainda: Jesus teve um ministério de três anos de duração aqui na terra, e como você é inteligente, peço que compare com alguém que tenha um ministério de 10, 20, 30, 50 ou mais anos de duração. Assim terá uma resposta satisfatória e lógica. Ou responderia através de algumas outras perguntas como: Por que ninguém ressuscitou até os dias de hoje um morto fedendo com quatro dias no sepulcro? Por que ninguém acalma as tempestades em sua fúria? Por que ninguém multiplica pães e peixes para acabar com a fome que assola a humanidade em pleno século XXI? Por que ninguém anda sobre as águas como Jesus andou? Por que ninguém transforma água em vinho? O evangelho é simples!

Uma das coisas que mais me fascinam na vida de Paulo o apóstolo, é a capacidade que tinha de sair do foco, daquilo que se chama síndrome de holofotite. Acho lindo quando ao se referir a tudo que tinha e era considerava tudo isso como esterco, pelo amor de Cristo. Cristo se tornou o maioral, o centro na vida de Paulo. Infelizmente nos movimentos que têm surgido nos últimos tempos, o homem tem estado à frente. A questão deixou de ser cristocêntrica e passou a ser homocêntrica. Quem nunca ouviu falar, fulano é espiritual, ele ora e acontece, ou, igreja tal, essa sim tem poder. Quanto a isso digo: que qualquer ensino que tira o foco principal da Cruz de Cristo e coloca no homem, esse é abominável e diabólico.  Por isso mesmo Jesus advertiu que "muitos" naquele grande dia dirão: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? A resposta de Jesus para tais será terrível. Ele dirá abertamente: nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade". A única coisa que vocês fizeram foi usar o meu bom e santo nome para o vosso próprio interesse- e se fazendo importantes chamando a atenção pra si mesmos. Fora daqui".

A Bíblia que é a palavra de Deus e nossa única regra de fé e prática, nos mostra através das palavras do próprio Jesus que, nos últimos dias surgiriam falsos cristos e falsos profetas, e os mesmos fariam tão grandes sinais e prodígios que, se fora possível, enganariam até os escolhidos.., e fazem grandes sinais, de maneira que até fogo fazem cair do céu à terra, à vista dos homens. E enganam os que habitam na terra com todo o poder, sinais, prodígios e toda mentira.

Acredito que vai chegar o dia em que todos prestarão contas de suas obras ao cordeiro de Deus, o Cristo vivo. E ai daquele que tiver tirado ou aumentado um "j" da palavra de Deus, ou melhor, anunciado um evangelho diferente segundo seus próprios interesses. "Não vos engane; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará".

Você então poderia perguntar: e o avivamento, a renovação que tanto precisamos? Gostaria de responder dizendo que, o verdadeiro avivamento ocorre de cada pessoa que deseja e busca viver uma vida mais parecida com a do mestre, que é Jesus. O verdadeiro avivamento é no interior, trazendo consigo mudanças de caráter, mente e coração. Sinceramente, não consigo ver avivamento simplesmente por coisas externas e muitas das vezes até sem nenhum fundamento. O evangelho de cristo é simples!

O simples evangelho de Cristo é: Perdão, amor, respeito, união, compreensão, companheirismo, renuncia, fidelidade, santidade, aceitação uns dos outros, é não pagar o mal com o mal, é fazer o bem, é defender a verdade, é exortar à fé, é temer a Deus e cultuá-lo acima de qualquer coisa e sem esperar receber. Pois muitos até dizem querer adorar a Deus, porém, sempre fazem alguma coisa buscando suas recompensas externas e momentâneas.

O simples evangelho de Cristo consiste também: em reconhecimento de pecados e culpas, e carência das misericórdias de Deus. Em arrependimento dos pecados e abandoná-los de uma vez por todas. Em confissão publica a Jesus como Senhor. Em uma entrega do caminho ao Senhor e nEle confiar. Em buscar o Senhor em todos os momentos da vida. Em obedecer à palavra de Deus. É, portanto, mudar de vida, nisto é que consiste o evangelho verdadeiro de Cristo.

Infelizmente como já falamos no inicio, alguns têm se levantado com tantas que não fazem parte do verdadeiro evangelho de Cristo, ou aumentando ou tirando. Mas ainda é possível, basta a igreja, você e eu termos convicções daquilo que cremos e a palavra enquanto verdade nos ensina.

A própria palavra diz que o povo perece por falta de conhecimento- por isso estude, leia a Bíblia, não seja como menino, não se deixe enganar- levante-se, muitos são chamados, mas, poucos são escolhidos. Digo também: que satanás com seus comandados sempre irão se apresentar da melhor forma possível, trazendo assim, intrigas, divisões, dúvidas, separação, trevas, prisões, sofrimentos e morte.

Não seja ignorante, consulte seu manual, a Bíblia sagrada. Pois ela é comparada ao leite que dá crescimento; ao pão que sustenta; a luz que ilumina e guia; a espada que dá poder e autoridade; ao fogo que purifica; ao martelo que transforma; a fonte de vida e tudo o que necessitamos. A Bíblia é a palavra de Deus, inspirada pelo próprio Deus através do Espírito Santo. Creia, busque e viva. Através dela saberemos o que é bom, perfeito e agradável. Não nos deixemos levar pelas ideias e convicções de outros que não são aprovadas pelas sagradas escrituras.

Lembre-se, em nenhum lugar da Bíblia diz que devemos como ser como os discípulos do passado no sentido de fazer as mesmas coisas que eles faziam, mas devemos ser como tais em caráter e transformação de vida - até porque querer voltar a vida como era há mais de dois mil anos não é avançar e sim regredir. É sempre bom lembrar que o que aconteceu através dos discípulos está dentro de um contexto diferente do nosso. Eles precisavam fazer o que fizeram para que fossem reconhecidos como de fato enviados por Deus e para provar que Cristo era o Senhor. Hoje a palavra é a testemunha fiel do que Cristo é e fez. Os acontecimentos miraculosos, portanto, que ocorreram por meio dos discípulos naquela época foram necessários, pois era o que autenticava a veracidade da mensagem do reino, principalmente diante daqueles que com os corações fechados não conseguiam assimilar o novo ensino de vida e salvação trazido por Cristo. Nós, porém, somos privilegiados pelo fato de termos em mãos toda a revelação de Deus aos homens que é a sua palavra, o Verbo, o próprio Cristo - e assim cremos.

Concluindo esse texto quero lhe dizer, que ao contrário do que talvez você esteja pensando, eu creio sim no poder do Deus que chamou Abraão, que libertou seu povo da escravidão no Egito, que fez descer pão do céu, que sair água da rocha, que abriu o mar vermelho, que fez o ferro flutuar da água, que curou diversas enfermidades, que libertou pessoas da possessão demoníaca, que ressuscitou mortos, que multiplicou pães e peixes, que salvou homens e mulheres do inferno e que faz tantas outras maravilhas que nem sabemos. Ainda mais, creio que assim como a palavra de Deus diz, Ele é poderoso para fazer além daquilo que pedimos, pensamos, sonhamos e muito mais. Pois Ele é mais alto que nós.

Mas, sinceramente fico com muitas dúvidas quanto a tantas coisas que tenho visto nos últimos tempos que dizem ser de Deus. O Deus em quem eu creio e que está nas páginas bíblicas não é Deus de confusão, mas de ordem; não de divisão, mas de unidade; não de fuxico e contendas, mas de harmonia e paz; não de materialismo, mas de espiritualidade plena; não de imoralidade, mas de alto padrão de conduta e moral; não de espetáculo, mas de simplicidade. E é exatamente aquilo que Deus é e quer, que está faltando na vida da maioria daqueles que dizem ser espirituais em alto grau. Deus opera nas simples coisas da vida. O que adianta eu dizer fazer tudo o que se anda pregando por aí, e não ter uma vida aos pés do mestre?

 

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32; Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR. Oséias 6:3a

 

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32; Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR. Oséias 6:3ª

 

  Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

 

Pr. Cláiton da Silva Lima

Bacharel Em Teologia Pelo Seminário Teológico Batista de Teresina- PI

Hoje pastor da Igreja Batista de Graça Aranha- MA

Estudante de Psicanálise Clinica- FATECBA

Autor dos Livros: Recebendo o Azeite de Deus, A Igreja Que Vence a Morte e Esboço Textual de Teologia.

 

 

 

Enquete
Em que data comemoramos o dia da Bíblia?
Vinte de Abrli
Dois de Maio
Seis de Junho
Ultimo Domingo de Novembr
1º Domingo de Setem
2º Domingo de Dezembro
Doze de Dezembro
1ª de Janeiro
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (172 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página

JUSTO 

 

 

ETERNO

 

 

SALVADOR

 

 

UNICO

 

 

SENHOR

 

 


 

"A maior 

esperança 

para o 

crsitão é 

aguardar 

a vinda do 

Mestre".


 

"Só somos o 

 

 que somos 

 

até o dia que  

 

queremos ser".

 

 


 

CREIA, VOCÊ 

PODE

VENCER!


  

 

 

SÓ JESUS

 

SAVA !!!