PR. CLÁITON DA SILVA LIMA - APENAS SERVO  
Criar uma Loja Virtual Grátis
Sermões 2
Sermões 2

SERMÃO 1

 

 

Texto: Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Fl 1:21.

 

Tema Geral: Jesus Cristo, Minha Razão de Viver.

 

Tema Específico: Um Homem Com a Vida Centra Em Cristo.

 

Introdução: Nossa idéia com a reflexão sobre tal tema é que façamos uma reflexão sobre quem de fato tem sido a razão do nosso viver. Paulo no texto básico acima citado como também em outras passagens bíblicas, vem nos mostrar que para ele a razão era Cristo. Paulo que outrora perseguia a igreja de Cristo, agora em outro momento entende que sem Jesus Cristo a vida se torna sem sentido, deixa de ser vida. Paulo deixa as coisas que antes dava valor e coloca Cristo no centro de seu coração. Para entendermos melhor o mistério tão maravilhoso de Deus na vida de Paulo e quão profundo foi o resgate efetuado pelo Senhor que o levou a mudar de vida, precisamos atentar para alguns pontos importantes sobre a vida desse grande homem.

 

I- Paulo era contrário ao reino.

  • Vemos no texto sagrado que Paulo como defensor do império se tornou um grande perseguidor da igreja, levando os cristãos às prisões e a grandes sofrimentos. Com essa vida Paulo de fato se tornou de fato um grande inimigo do reino. ( Será se esse não é exatamente o nosso problema? Ou seja, nos tornado inimigos do reino por conta de nossas atitudes).

     

II- Paulo era defensor de uma ideologia.

  • O que Paulo fazia não era algo esporádico e sem sentido, ele tinha uma vida baseada em ideologias, só que por muito tempo de sua vida a sua ideologia a respeito da vida era errônea. ( Assim como Paulo, nós também temos a qualquer preço defendido idéias erradas, e por conta disso temos também desfrutado dos males por conta de tais idéias).

 

III- Paulo era religioso.

  • Paulo como bom judeu era homem religioso, e como tal defendia suas crenças. Mas seu sentimento religioso ainda não era suficiente quanto aos vazios que o mesmo carregava. ( A religião por si só não é suficiente. Deus quer que sejamos servos e não apenas religiosos).

 

IV- Paulo foi impactado pelo poder de Deus.

  • O texto bíblico mostra-nos que quando Paulo mais uma vez ia em busca de cristãos para persegui-los, espancá-los e prendê-los. Mas foi nesta ocasião que ele foi tomado pelo poder do céu e seu destino foi mudado. ( A grande pergunta é: a nossa vida já foi impactada a ponto de termos nossa conduta mudada, nosso caminho e nosso destino?).

 

V- Paulo o perseguidor passa a ser perseguido e desfruta dos sofrimentos que causava aos outros.

  • Por defender a causa de Cristo Paulo foi preso, humilhado, rejeitado e espancado a ponto de uma vez tê-lo como morto. ( Muitas vezes desistimos diante das primeiras lutas e não queremos pagar o preço da vida nova que carregamos).

 

VI- Paulo passou a considerar as coisas de sua velha vida como esterco, ou seja, ele as considera como algo sem valor.

  • Isso nos faz ver que de fato Cristo se tornara a razão da vida de Paulo, o seu eu deixa o centro, o trono, e agora Cristo é quem ocupa o espaço. (Infelizmente muitas vezes estamos dando valor as coisas da vida velha, da carne, do mundo r do diabo).

 

VII- Paulo se tornou depois de Cristo o grande personagem do Novo Testamento.

  • A vida velha de Paulo não o impediu de alcançar degraus mais altos. Ele se tornou exemplo. (Nossa vida pode ser impactante pelo exemplo de transformação).

 

Conclusão: Paulo é talvez o maior exemplo de mudança causada por Deus na vida de um homem. Ele é impactado pelo poder que há Deus e isso é manifesto pela sula sua nova maneira de viver.

SERMÃO 2 

Texto: Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Fl 1:21.

 

Tema Geral: Jesus Cristo, Minha Razão de Viver.

Tema Específico: Características de Um Homem Com Vida Centra Em Cristo.

 

Introdução: Nessa reflexão quero meditar com os amados irmãos sobre algumas qualidades que precisam existir na vida de alguém que diz ser servo ou que tem uma vida baseada naquilo que Deus deseja. Tendo em vista que é impossível alguém viver centrado em Cristo sem que esta vida seja manifesta. Afinal, luz é para brilhar.

 

I- Os servos centrados em Cristo vivem em alegria.

  • O salmista fazendo uma chamada à adoração diz que devemos celebrar ao Senhor com júbilo, ou seja, com festa. Ele ainda diz que devemos servir ao Senhor com alegria. A verdadeira alegria passou a fazer parte da nossa nova vida, e por isso devemos expressá-la. Sl 100:1-2.

 

II- Os servos centrados em Cristo buscam em primeiro lugar o reino de Deus.

  • Isso implica em valorizar antes de qualquer coisa aquilo que é do céu, o espiritual. Não ser como Marta que preferiu as coisas da terra, mas, sim, devemos ser como Maria que priorizou a presença de Cristo. Mt 6:33.

 

III- Os servos centrados em Cristo não constroem para este mundo.

  • A vida de um servo verdadeiro não consiste nas coisas deste mundo. Por isso mesmo no sermão do monte Jesus disse aos seus discípulos e a todos que o acompanhavam que os mesmos não deveriam guardar seus tesouros aqui na terra, pois assim sendo, a ferrugem como também as traças podem destruir. Mt 6:19-21.

 

IV- Os servos centrados em Cristo não se conformam com este século.

  • Não se conformar é não aceitar as idéias erradas que o sistema coloca como imposição sobre nós. É lutar por fazer a diferença por mais que isso seja difícil e precise de pulso forte. Rm 12:2.

 

V- Os servos centrados em Cristo despojam-se do velho homem.

  • Despoja-se é abrir mão das coisas velhas que faziam parte do homem do pecado. É lançar fora tudo o que é abominável que é sujo e não agrada a Deus. Ef 4:22.

 

VI- Os servos centrados em Cristo obedecem ao Senhor.

  • Isso implica em guardar aquilo que o Senhor nos ordena, é cumprir o seu mandado. Fazer o que Ele manda, ir por onde Ele deseja, relacionar-se com quem o agrada, viver como Ele planejou.  Na verdade, a obediência é a prova cabal de que amamos ao Senhor. Jo 14:15.

 

VII- Os servos centrado em Cristo colocam-se a disposição do serviço.

  • Assim o fazem porque confiam que no Senhor o trabalho não é vão. Sabem que no Senhor é que serão recompensados. Não esperam aplausos dos homens. 1 Cor 15:58.

 

VIII- Os servos centrados em Cristo renunciam o que tem para seguir o Mestre.

  • A exemplo disto podemos citar o caso de Simão e André que deixaram suas redes de pesca e seguiram a Cristo quando o mesmo os chamou para serem pescadores de homens.  Mc 1:17.

 

IX- Os servos centrados em Cristo já não vivem para si mesmos.

  • Como Paulo disse: Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Gl 2:20.

 

Conclusão: Como igreja de Cristo que dizemos ser, precisamos as qualidades ou facetas encontradas no caráter do próprio Cristo, pois somente assim é que vamos mostrar quem de fato somos.

SERMÃO 3 

Texto: Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Fl 1:21.

 

Tema Geral: Jesus Cristo, Minha Razão de Viver.

 

Tema Específico: Cristo Está Fora, Ainda Tem Jeito.

 

Introdução: Diferentemente de Paulo que fez de Cristo a razão do seu viver, muitos de nós temos esquecido e deixado de lado àquilo que antes era visível em nós. Por isso mesmo, a mensagem desta noite tem como objetivo fazer um convite todo especial a que façamos de Cristo a razão do nosso viver, lançando fora de nós tudo aquilo que não agrada a Deus e ao mesmo tempo tomando posse dos princípios e valores até então esquecidos. Para isso quero meditar sobre alguns pontos importantes sobre quatro das sete igrejas da Ásia menor.

 

I- Igreja Em Éfeso.

  • A carta antes de tudo, elogia, exalta as qualidades daquela igreja diante da vida levada pela mesma.
  • Era uma igreja que trabalhava muito, portanto, uma igreja de labor. Além de ser uma igreja perseverante e que não aceitava os homens maus que queriam penetrar no meio da mesma, ou seja, era uma igreja zelosa.
  • Deus convida, porém, aquela igreja a rever sua vida, a reconhecer as suas prioridades. Diz que aquela igreja estava esquecendo o principal que era o amor fraternal.
  • Deus convida aquela igreja a voltar as praticas das primeiras obras, àquilo que fazia parte da vida inicial em Cristo.
  • Deus convida aquela igreja a arrepender-se e a recomeçar sua vida enquanto igreja projetada e estabelecida pelo próprio Deus. Ap 2:1-7.

 

II- Igreja Em Pérgamo.

  • Deus exalta aquela igreja pelo fato da mesma mesmo estando em uma cidade suja e afastada das coisas agradáveis não havia negado o nome do Senhor.
  • Deus combate aquela igreja quanto a entrada que a mesma estava dando para algumas prática pagãs, como sacrifícios aos ídolos e imoralidade.
  • Deus convida aquela igreja a arrepender-se de seus erros, e retomar uma nova direção. Ap 2:12-17.

 

III- Igreja Em Sardes.

  • Ali estava uma igreja acomodada e a maneira de viver empolgante já não era como no inicio do evangelho ali. O inicio daquela igreja foi de crescimento rápido e de muito sucesso.
  • Deus convida aquela igreja a sê vigilante diante da vida que agora levava.
  • Deus convida àquela igreja à prática das coisas anteriormente aprendidas por ela.
  • Deus mais uma vez convida à prática do arrependimento. Ap 3:1-6.

 

IV- Igreja Em Laodicéia.

  • Das sete igrejas, essa sem dúvida era a que estava num estado de degradação espiritual mais avançado e que mais causava tristeza ao coração de Deus.
  • Era uma igreja materialista que não mais se preocupava com as coisas espirituais.
  • A frieza espiritual se instalou naquela igreja levando-a a um horrível de acomodação diante da vida.
  • Deus convida diante do sentimento materialista daquela igreja a mudar de atitude e buscar em Cristo a razão para a sua existência.
  • Deus convida aquela a confiar nEle e não nas coisas materiais. Ap 3:14-22.

 

Conclusão: A frase "ainda tem jeito" é muito importante quando se trata de recomeçar. Deus embora não tenha prazer em nossos pecados, sempre nos dará uma nova chance. Ele não nos desampara.

 

     

SERMÃO 4 

 

Texto: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adorem, adorem em espírito e em verdade. Jo 4:23-24.

 

Tema: A Hora Vem!

 

Introdução: Os tempos são maus, e por conta disso, a identidade dos verdadeiros adoradores tem sido manchada, danificada. Nesse contexto, a grande pergunta é: o que de fato é um verdadeiro adorador? E chegará o dia onde a máscara vai cair. Os adoradores serão visto como tais.

 

I- A hora vem em que os verdadeiros adoradores adorarão sem hipocrisia.

  • Isso implica em uma adoração sem fingimento, sem falsidade. Deus rejeita todo e qualquer culto com mentira. Como exemplo, podemos citar o caso de Israel em Isaías capítulo um.

 

II- A hora vem em que os verdadeiros adoradores adorarão sem interesse.

  • Esse tipo de adoração é aquele que o adorador adora sem esperar receber alguma coisa. O que lamentavelmente tem perdido espaço, pois em busca de realizações pessoais, as pessoas têm condicionado a sua adoração ao alcance de tais realizações.

 

III- A hora vem em que os verdadeiros adoradores adorarão de maneira completa.

  • É tempo de acabarmos com culto de pedaços. Isso implica de adorarmos a Deus com tudo temos, podemos, sabemos e somos.

 

IV- A hora vem em que os verdadeiros adoradores adorarão de corpo e alma.

  • A bíblia diz que nossos corpos são templos do Espírito Santo de Deus, por isso mesmo deve ser preenchido ele e o que é dele, chega de atribuirmos o culto somente a parte emocional, a alma. Tem que ser completo.

 

V- A hora vem em que os verdadeiros adoradores oferecerão suas vidas como sacrifício vivo a Deus.

  • Precisamos entregar nossas vidas ao Senhor como oferendas, para o louvor da sua própria glória. Que quando cantarmos "tudo entregarei" que não seja apenas mais uma frase solta ao através de nossos lábios.

 

VI- A hora vem em que os verdadeiros adoradores renunciarão as coisas do mundo, da carne e do diabo.

  • O verdadeiro adorador precisa renunciar tudo aquilo que não pertence a Deus, tudo o que é abominável. O que é pecado pertence a carne, ao mundo e ao diabo, por isso mesmo não podemos tê-los em nós.

 

VII- A hora vem em os verdadeiros adoradores priorizarão as coisas do alto, as coisas espirituais.

Enquanto no ponto anterior o verdadeiro adorador renuncia o que não pertence a Deus, aqui vemos que adorador verdadeiro dará valor às coisas pertencentes a Deus, a tudo que pertence ao céu. As coisas espirituais passarão a ser prioridade em sua vida.

 

Conclusão: Deus não está preocupado e nem buscando movimentos, obas-obas, lugares, barulho etc. Ele busca adoradores que envolvam seu espírito ao Espírito do próprio Deus. Que o culto seja verdadeiro e pleno.

 

SERMÃO 5 

 

Texto: Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Jo 15:5b

 

Tema: Em Jesus Está a Salvação.

 

Introdução: Diante dos dilemas da vida, somos tentados a buscar solução de várias maneiras. Às vezes confiando em nós mesmos, no próximo, no dinheiro etc. Porém, somente em Cristo encontraremos a saída, a solução para os nossos problemas.

 

I- Em Jesus há salvação para os desgarrados.

  • Aqueles que vivem vagando podem encontrar em Jesus o aprisco, encontrar um rumo para a vida. Deus através de Cristo é a salvação para todos quantos acharem perdidos como ovelhas sem pastor. Is 53:6.

 

II- Em Jesus há salvação para os cansados.

  • O próprio Jesus convida a Ele todos que estiverem cansados, sobrecarregados e oprimidos, e Ele mesmo lhes dará descanso. Mt 11:28.

 

III- Em Jesus há salvação para os cegos.

  • Quando falamos de cegos não estamos nos referindo àquelas pessoas com deficiência física, mas, àqueles que espiritualmente não conseguem ver nada além.

 

IV- Em Jesus há salvação para os mortos.

  • Assim como no caso citado acima, mortos aqui antes de tudo é uma referencia àqueles que diante de Deus estão mortos em seus delitos e pecados, e, portanto, separados espiritualmente de Deus. Ef 2:1.

 

V- Em Jesus há salvação para os sem esperança.

  • Numa sociedade individualista e de frustrações, as pessoas já não conseguem acreditar haver uma saída diante das lutas e problemas enfrentados. Porém, em Jesus os sem esperança poderão encontrar uma saída e desfrutar da salvação.

 

VI- Em Jesus há salvação para os que querem o melhor.

  • Aqueles que desejam o melhor, somente em Cristo poderão encontrar. Na verdade, Deus através de Cristo quer o melhor para cada um de nós. Pela bondade e misericórdia de Deus o seu melhor ainda pode chegar até nós, ou seja, nós ainda podemos desfrutar das maravilhas de em nossas vidas.

 

Conclusão: Há um dizer por aí que diz que todos os caminhos levam a Deus, isso é mentiroso, pois a bíblia diz que somente através de Jesus Cristo é que podemos encontrar salvação e esperança para as nossas vidas.

 

SERMÃO 6 

 

Texto: Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida. Ap 2:

 

Tema: A Fidelidade é Uma Escolha.

 

Introdução: Em tempos difíceis como vivemos já não mais encontramos servos autênticos e fiéis, servos capazes de escolher seguir a Deus independentemente do que possa vir o mesmo. Somos servos até não perdermos o conforto que temos, se o contrário vir acontecer já não o somos mais.

 

I- Noé escolheu ser fiel a Deus mesmo que isso implicasse em escárnio da parte de seus conterrâneos.

  • Quando Deus ordena Noé a fazer a arca porque viria um dilúvio que exterminaria toda a raça pecadora ele teria o direito e liberdade de escolher obedecer ou não. Noé escolheu ser fiel a Deus, e por isso ele ouviu muitos insultos e escárnios daqueles que o viam fazendo a arca.

 

II- Abraão escolheu ser fiel a Deus mesmo que isso implicasse em perder seu filho.

  • Mesmo que seja o Senhor aquele quem nos ordena alguma coisa, quando essa coisa está relacionada a um filho é algo extremamente difícil. Deus ordena a Abraão que leve seu filho Isaque e o ofereça como sacrifício ao Senhor. Ele mesmo faria o sacrifício. Abraão foi fiel, e Deus lhe honrou.

 

III- José escolhe ser fiel quando diante dele estava uma mulher o convidando ao deleite da carne.

  • No impulso da juventude é provável que qualquer outro jovem aproveitaria e deitaria com a mulher de Potifar, afinal, ninguém estava vendo, sem dizer que era uma mulher segundo o texto muito formosa. Mas José foi fiel a Deus.

 

IV- Jó escolheu ser fiel quando as circunstâncias não lhe favorecia em nada, tudo era contrário.

  • A bíblia diz que Jó era um homem reto, íntegro e temente a Deus. Era um homem rico e bem visto diante de todos. Jó porém, foi atacado por muitos problemas onde perdeu tudo o que tinha além de ser acometido de uma grave enfermidade, não tendo apoio nem mesmo de sua esposa, pois os seus amigos também lhe rejeitara. Mas Jó em na foi infiel a deus, ele foi fiel a Deus.

 

V- Daniel escolheu ser fiel a Deus quando isso poderia levá-lo a morte juntamente com outros mais.

  • Quando o povo de Deus foi levado cativo para a Babilônia Daniel foi escolhido para estar no palácio, sendo que o mesmo passaria pelo processo de adaptação. Ali teria que participar das refeições oferecidas no palácio. Só que ele sabia que muitas daquelas comidas ali eram oferecidas aos ídolos da Babilônia, além de bebidas e outros rituais. Daniel não aceitou o convite, ele foi fiel não se importando com as conseqüências e Deus o honrou.

 

VI- Ananias, Misael e Azarias escolheram ser fiéis quando poriam por isso ser levados à fornalha de fogo.

  • Assim como Daniel, seus amigos acima citados tiveram que escolher ser fiéis a Deus ou não. Os mesmos foram convidado a prostrarem-se diante da imagem do rei daquela terra, e se fizessem assim, os mesmos seriam lançados na fornalha de fogo. Eles preferiram a punição do que serem infiéis a Deus.

 

Conclusão: Todos esses personagens acima citados viveram momentos de crises e dificuldades, porém, em nenhum momento deixaram o Senhor, foram fiéis independente das circunstancias. Mantiveram a lealdade e o compromisso que tinham com Deus. E nós, até onde vai a nossa fé e fidelidade?

 

 

 

SERMÃO 7 

 

Texto: Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Gl 1:6-9

 

Tema: O evangelho da vida X evangelho da morte.

 

Introdução: O tempo presente é um tempo de abandono do verdadeiro evangelho de Cristo. Buscam-se aquilo que querem, segundo seus próprios preceitos. Tempo onde os valores defendidos e ensinados por Deus têm sido esquecidos.

 

MUITOS EVANGELHOS TÊM SIDO VIVIDO OU BUSCADO PELA GERAÇÃO ATUAL

 

I- O evangelho do interesse.

  • Busca satisfação do ego - lamentavelmente as pessoas vivem em torno de si mesmas e não conseguem olhar para verem outra coisa.
  • Busca realizações pessoais - os sonhos pessoais são a razão da vida de muita gente, as pessoas se matam por isso, e a vida espiritual que tem é infelizmente baseada em tais realizações.
  • Busca os resultados materiais como riquezas, posses, diplomas e status.

 

II- O evangelho da metade.

  • Sou servo, mas... Meu bolso não é. Meu dinheiro quem manda sou eu, coopero se quiser, com o que quiser e do jeito que quiser.
  • Sou servo, mas... Meu comportamento ninguém tem nada a ver com isso. Sou crente quando estou na igreja, depois que saio... Faço o que bem entender.
  • Sou servo, mas... Meus relacionamentos... Namoro com quem quiser, negocio com quem quiser, caso com quem quiser. 

 

III- O evangelho do tudo pode.

  • Façam o que quiserem - as pessoas não querem prestar contas de suas vidas achando que podem fazer tudo segundo aquilo que acham correto sem se quer olharem as conseqüências.
  • Vivam como quiserem - da mesma maneira levam a vida baseada na visão humana sem se importarem com seus atos, se certos ou errados.
  • Andem como quiserem - é outro fator que as pessoas têm defendido em suas ideologias ditas até religiosas. Dizem que cada um deve andar como achar que devem andar, afinal, todos são livres.

 

IV- O evangelho de todos os caminhos.

  • Todos os caminhos levam a Deus - essa uma mentira do diabo na sociedade moderna e capitalista em que vivemos, onde tira do cidadão todo o sentimento de responsabilidade
  • Cada um crie o seu deus - não é difícil encontrarmos alguém com essa idéia de que cada um deve criar seu próprio deus, isso é o que importa dizem os defensores de tamanha aberração.

 

V- O evangelho de Cristo, o verdadeiro.

  • Consiste em renuncia - o próprio Cristo disse aos seus discípulos que quem quisesse andar com Ele, precisaria ou teria que abrir mão de sua própria vida.
  • Busca pelo espiritual - isso implica em se desprender das coisas deste mundo e buscar as coisas espirituais, as coisas do alto.
  • Entrega total - é viver uma vida em derramamento onde a busca maior é de relacionamento autentico com o Senhor.
  • Novidade de vida - isso quer dizer uma vida de imitação ao Senhor, viver com nosso maior modelo de vida viveu. Vivendo uma vida limpa e agradável ao Deus do céu e jogando fora tudo o que for imundo.

 

Conclusão: Hoje em busca de seus prazeres e realizações, o homem tem feito seu próprio evangelho, sua crença, seu dogmas, e cultos. O evangelhos desses é sempre em nome de suas realizações pessoais.

 

 

     

SERMÃO 8 

 

Texto: Gn 7:24-8:1-5.

 

Tema: O Dilúvio Vai Passar, Um Novo Tempo Vai Chegar.

 

Introdução: Nesta mensagem quero pensar em dilúvio como sendo os problemas que temos enfrentado ou possamos vir a enfrentar. Aquilo que nos provoca sofrimento, medo, angustia amargura, pavor e qualquer outro sentimento destrutivo que nos faz pensar que acabou ou que não tem mais jeito, na há mais saída.

 

 

VERDADES SOBRE O DILÚVIO

 

I- Todos nós estamos sujeitos ao dilúvio.

  • Os momentos adversos não escolhem a quem abalar. Todos independentemente de qualquer coisa estão sujeitos e podem a qualquer momento serem surpreendidos.

 

II- O dilúvio poderá ser demorado.

  • Às vezes as crises são passageiras e sem muitos danos. Mas em outras situações são demoradas e dolorosas.

 

III- Deus se lembrará de nós como se lembrou de Noé.

  • Imagino que Noé mesmo acreditando que Deus estava à frente do negócio, em algum momento sofria com aquela situação. Mas Deus se lembrou dele em meio à dor e sofrimento.

 

IV- Um vento de Deus soprará sobre nós.

  • Quando o vento de Deus passa na vida de alguém, é impossível que o milagre não aconteça. O vento de Deus é vento de poder e milagres.

 

V- As águas vão baixar.

  • Não importa o volume das águas que tem abalado sua vida, família, negócios, igreja, etc. Deus vai fazer essas águas baixarem e te dará à vitória sobre esse dilúvio.

 

VI- Nossos pés se firmarão em terra seca.

  • Deus agirá de maneira tão poderosa que no momento em que talvez nem esteja esperando se sentirá recuperado e pisando em solo sólido e firme.

 

VII- O dilúvio nos levará ao monte.

  • Nada acontece por acaso, Deus está a nossa frente, e por isso mesmo, esse dilúvio servirá apenas como meio de chegarmos ao cume do monte. Deus quer levar ao cume.

 

Conclusão: Que Deus com sua mão poderosa esteja agindo milagrosamente em sua vida. Que a vitória de Deus seja real e presente em tudo que é seu.

 

 

 

SERMÃO 9

 

Texto: O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

Jo 10:10.

 

Tema: Desfrutando de Uma Vida Abundante e Feliz.

 

Introdução: Todos querem ter uma vida feliz, realizada e prazerosa. Mas, poucos são aqueles que tomam posse dos princípios verdadeiros que poderão proporcionar tal vida, ou seja, uma vida feliz. Desejo que essa mensagem seja de fato esclarecedora e promovedora de mudança, e que todos nós possamos tomar para as nossas vidas os ensinamentos que partem do coração de Deus para o nosso coração.

 

POR ISSO QUERO ALISTAR ALGUNS DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA QUE TENHAMOS ESSA VIDA ABUNDANTE E FELIZ.

I- Faça aos outros aquilo gostaria de receber dos mesmos. Mt 7:12.

 

II- Vigie seus lábios. Pv 18:2.

 

III- Lembre-se que você erra também. Rm 3:10,23.

 

IV- Plante boas sementes.  Gl 6:7-8.

 

V- Não despreze o que Deus não despreza. At 10:

 

VI- Ame a justiça e a retidão. Is 1:17.

 

VII- Seja um pacificador. Mt 5:9.

 

VIII- Trabalhe sempre, não pare, vá em frente. Is 60:1.

 

IX- Não brinque com Deus.

 

X- Dê prioridade às coisas espirituais. Mt 6:33.

 

 

 

Conclusão: "A felicidade plena depende de como vivemos com o próximo e com Deus".

 

SERMÃO 10

 

Texto: Mt 15:21-28.

 

Tema: Uma Mulher Espetacular.

 

Introdução: Poucos talvez teriam a capacidade que essa mulher teve diante de tão grande problema que a mesma vivi naquele momento. Ela foi um exemplo de que queria algo e que lutou por tal. O que não acontece com muitos de nós. Geralmente desistimos quando surgem os primeiros obstáculos.

 

I-             Ela clamou ao Senhor.

  • Aquela mulher poderia como muitos fazem, clamar ao líder político religioso ou a qualquer outro tido como possível resolução para o seu problema. Porém, ela clamou ao Senhor.

 

  • II- Ela adorou ao Senhor.
  • A adoração é o que ainda move o coração de Deus, por isso, aquela mulher começa da maneira mais certa possível, ela parte daquilo que de fato chama a atenção do Mestre. Ela não adorou a um ser falível, a um pedaço de gesso, ferro, bronze, prata, ouro, madeira, cera etc.

 

III-           Ela refugiou-se no Senhor.

  • Refugiar é esconder, ou seja, ela se escondeu em Cristo. Não confiou na sua força, ela preferiu refugiar-se em Jesus.

 

IV-          Ela perseverou no Senhor.

  • Perseverar é a capacidade de continuar, de não desistir diante das lutas e dificuldades que surgem durante o percurso a ser andado. É ir adiante mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis. Quando as coisas não parecem tão fáceis.

 

V-           Ela foi uma mulher de fé.

  • A fé deve andar com a perseverança ou vice versa, pois a fé como diz em hebreus, é a capacidade de além daquilo que está diante dos olhos físicos, olhos humanos e carnais. Aquela mulher diante do contexto em que vivia não podia sobreviver sem fé.

 

VI-          Ela viu o milagre de Deus

  • Esse ponto revela o resultado da atitude daquela mulher quanto a clamar, adorar, refugiar-se, perseverar e ter fé. Isso trouxe o milagre de Deus à sua vida.

 

Conclusão: Os pontos acima citados sem dúvida alguma quando observados poderão também trazer ao amado o milagre que tanto necessita. Clame, adore, refugie-se, persevere, tenha fé e receba o milagre de Deus que vai ser derramado sobre a sua vida.

 

 

SERMÃO 11

 

Texto: Ex 13:20-22, 14:10-16.

 

Tema: Deus Está Contigo na Batalha.

 

Introdução: As vezes pelas lutas que são grandes e duradouras chegamos até pensar que estamos sozinhos diante das lutas enfrentadas. Mas a palavra de Deus vem a nos dizer que estamos enganados quando pensarmos assim.

 

I- Deus está à sua frente para o guiar.

  • O texto diz que durante o dia estava uma nuvem sobre aquele povo, Israel, e à noite uma coluna de fogo. Isso levaria o povo sempre direção certa, sem se perderem por atalhos.

 

II- Deus está contigo para o proteger.

  • A nuvem durante o dia além de guiar o pelo caminho que deveriam percorrer, era também a maneira de Deus proteger o seu povo do calor escaldante do deserto.

 

III- Deus estará contigo continuamente.

  • Isso implica que Deus não vai deixar você no meio da batalha. Ele será um Deus presente até o fim. Como diz o verso 22 "Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite".

 

 

IV- Deus te livrará no dia mau e tenebroso.

  • Israel quando viu o exercito inimigo lhe perseguindo começou a murmurar, dizendo que preferia está ainda no Egito e morrer lá, porém, Moisés homem de Deus abre os seus olhos para o que Deus poderia fazer e os livrar.

 

 

V- Deus é quem guerreia e luta por ti.

  • Naquele momento de medo era o que Israel precisava entender. Quem lutava não era Israel, mas o Deus a quem seguia. Deus era o capitão e general daquele povo. É o seu e o meu general.

 

 

VI- Deus deu a vitória a Israel.

  • Assim como Israel recebeu de Deus a vitória você também o mesmo em sua vida. Deus quer te abençoar e te fazer vencedor.

 

Conclusão: Lembre-se do que Cristo disse à Marta e Maria: se creres verás a glória de Deus.

 

 

 

SERMÃO 12

 

Texto: Esdras 10:2c , I cor 15:19.

 

Tema: Onde Está a Tua Esperança?!

 

Introdução: Esperança é uma crença verdadeira que não duvida do futuro, é uma expectativa a respeito da realização de algo. É uma fé esperançosa.

 

I-             Alguns têm a sua esperança naquilo que vêem. (são os Tomés da vida).

  • Enquanto isso a bíblia diz que ele não consiste em matéria palpável e limitado.

 

II-            Alguns têm a sua esperança naquilo que traz resultados e vantagens momentâneas.

  • Enquanto isso a bíblia diz que devemos dá valor e priorizar as coisas eternas.

 

III-           Alguns têm a sua esperança nos prazeres e deleites da carne.

  • Enquanto isso a bíblia diz que o Senhor trouxe julgamento a essa terra porque os homens somente pensavam em comer, beber em casar-se e dar-se em casamento.

 

IV-          Alguns têm a sua esperança no dinheiro e poses.

  • Enquanto isso a bíblia diz que não devemos ajuntar tesouros aqui na terra, pois aqui a ferrugem consome e os ladrões roubam.

 

V-           Alguns têm a sua esperança em homens falíveis.

  • Enquanto isso a bíblia diz que não devemos confiar no homem, ou melhor, maldito é o homem que confia no homem e faz do seu braço a sua defesa.

 

VI-          Alguns têm a sua esperança na religiosidade.

  • Enquanto isso a bíblia diz que Deus não está preocupado em atos ou ritos religiosos. A bíblia diz que o Senhor se agrada de corações quebrantados e não de gestos externos, fingidos e mascarados.

 

VII-        Alguns têm a sua esperança em Jesus Cristo.

  • Estes serão perdoados de todo os seus pecados.
  • Estes provarão da vida abundante.
  • E viverão eternamente com Deus.

 

Conclusão: Àqueles que mantêm sua esperança naquilo que pertence a este mundo, lamentavelmente não poderá esperar como resultado nada, além disso. Como a bíblia diz aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Se não cultivo coisas eternas, logo não poderei colher coisas eternas.

 

 

SERMÃO 13

 

Texto: Is 1:17; Mt 11:28.

 

Tema: O Vinde de Deus.

 

Introdução: Deus com sua infinita bondade e misericórdia durante a história desde a eternidade tem convidado o homem para que venha a Ele. Os aspectos do seu convite é variado e depende de pessoa para pessoa ou situação. Hoje o mesmo Deus que atuou no passado convocando homens e mulheres têm um convite muito especial para o seu coração. Portanto, ao ouvir a voz de Deus através de sua palavra não endureça o seu coração.

 

I- Deus convida você a se arrepender dos pecados.

  • Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Mt 4:17; Arrependei-vos e convertei-vos. At 3:19;

 

II- Deus convida você a buscar a santidade.

  • Santificai-vos... Js 3:5; santificai-vos e sede santos porque Eu sou Santo. Lv 20:7; Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos. Is 1:16.

 

III- Deus convida você a amá-lo acima de todas as coisas.

  • Amarás o Senhor, teu Deus, te todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Mt 22:37.

 

IV- Deus convida você a buscá-lo enquanto há tempo.

  • Buscai ao Senhor enquanto se pode achar. Is 55:6.

 

V- Deus convida você a renunciar-se por Ele mesmo.

  • Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Mc 8:34.

 

VI- Deus convida você a louvar o seu nome.

  • Aqui podemos nos referir a quase todos os salmos que trazem como tema principal o louvor. Os salmistas convida, fazem uma chamada a que louvemos ao Senhor.

 

VII- Deus convida você a descansar nEle.

  • Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará. Sl 37:5.

 

VIII - Deus convida você a receber do seu alivio.

  • Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Mt 11:28.

 

IV- Deus convida você a despertar do sono.

  • Portanto, é hora de despertardes do sono, porque agora a salvação está mais perto. Rm 11:13.

 

X- Deus convida você a desfrutar da vida plena e da eternidade.

  • Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia. Jo 10:10; ... aquele que crer tem a vida eterna é uma frase muito repetida nas sagradas escrituras.

 

Conclusão: O convite de Deus é sempre o melhor. Ele poderia nos levar para onde bem entendesse, porém, baseado na sua liberdade, Ele convida a que nos acheguemos a Ele mesmo, e se isso acontecer seremos abençoados ricamente com toda sorte de benção. Portanto, abramos os ouvidos e os corações para o convite especial que Deus tem nos feito, convite de vida.

 

 

SERMÃO 14

  

Texto: Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. I Sm 16:7.

 

Tema: Além Das Aparências.

 

Introdução: É natural do homem tentar fingir, esconder, mascarar e fugir daquilo que não lhe seria agradável admitir, ou deixar que os outros soubessem. Outro fator é criar situações que nos leva a enganar a nós mesmos e aos outros como se tudo fosse o que aparenta. Deus nos convida para vivermos além das aparências, das fantasias.

 

I- No mundo das aparências o que parece está belo, pode está podre.

  • Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Mt 23:27.

 

II- No mundo das aparências o que parece verdadeiro, é mentiroso.

  • Os ais em Mt 23 vêem nos revelar a fachada de vida tida pelos fariseus e escribas. Estes diziam uma coisa, e que aparentemente não era nada ruim, porém, por trás dos discurso estava uma vida suja e longe de Deus.

 

III- No mundo das aparências o espiritual, pode ser carnal.

  • Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído; Is 29:13.  Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mt 15:8.

 

IV- No mundo das aparências o nosso coração pode ser enganoso.

  • Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jr 17:9; O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. Mc 7:20-23.

 

V- No mundo das aparências ser religioso de nada adianta.

  • De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Is 1:11-15.

 

VI- No mundo das aparências muitos serão surpreendidos.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mt 7:22-23. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mt 7:21.

 

 

Conclusão: O mundo das aparências tem levado muita gente para um caminho sem volta. Caminho esse que a direção é contraria a Deus. Nesse mundo muitos têm se apegado onde a verdadeira realidade é mascarada pelo enganoso muitos serão surpreendidos, pois a justiça há de se manifestar plenamente.

 

 

 

SERMÃO 15

Texto: II Reis: 4.1-7

Tema: Sua Vasilha Será Cheia.

Introdução: Falar do texto e contexto. O que a mulher estava passando, sua viuvez, seus filhos, os credores, sua angustia por conta do sofrimento vivido.

I- Olhe Para o Lado e Busque Auxilio: v. 1a.

  • "Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu:   2 Reis 4.1ª

II- Não Desista Diante Dos Problemas: v. 1b.

  • "Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o SENHOR. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos".  2Reis 4.1b

 

III- Tenha uma Vida de Humildade. vs 2

  • "Eliseu perguntou-lhe: "Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa?" E ela respondeu: "Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite".   2 Reis 4.2


 IV- Seja obediente: vs. 3-4

  • "Então disse Eliseu: "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo".   2 Reis 4.3-4

V- Não fique parado, Faça Sua Parte: v. 5

 

  • "Depois disso ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam."   2 Reis 4.5


VI- Queira Sempre mais de Deus: v. 6.

  • "Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: "Traga-me mais uma". Mas ele respondeu: "Já acabaram". Então o azeite parou de correr.   2 Reis 4.6


 VII- Vá e Pague as Contas, ou Seja, Cumpra Com Seus Deveres: v.7

  • "Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: "Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar".   2 Reis 4.7.

 

Conclusão: Prezado irmão, quero concluir com dizendo: O azeite é derramado abundantemente finais muito importantes desta história sagrada.  De acordo com a disponibilidade dos vasos é que o azeite será derramado. O azeite só pára de descer quando todos os vasos estiverem cheios. Igreja prepare-se! Famílias preparem-se! Irmãos preparem-se! Juventude prepare-se! Crianças preparem-se! O azeite vai jorrar, preparem suas vasilhas!!! Deus quer encher, mas vamos nos preparar primeiro!

E saiba: "Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!"  Ef 3.20-2. Ele é por você.

 

Enquete
Em que data comemoramos o dia da Bíblia?
Vinte de Abrli
Dois de Maio
Seis de Junho
Ultimo Domingo de Novembr
1º Domingo de Setem
2º Domingo de Dezembro
Doze de Dezembro
1ª de Janeiro
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (173 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página

JUSTO 

 

 

ETERNO

 

 

SALVADOR

 

 

UNICO

 

 

SENHOR

 

 


 

"A maior 

esperança 

para o 

crsitão é 

aguardar 

a vinda do 

Mestre".


 

"Só somos o 

 

 que somos 

 

até o dia que  

 

queremos ser".

 

 


 

CREIA, VOCÊ 

PODE

VENCER!


  

 

 

SÓ JESUS

 

SAVA !!!